Absurdo!!


A Petrobras reajustou ontem o querosene de aviação em 6,52%. O combustível subiu pela terceira vez neste ano e já acumula alta de 16,08%, segundo o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias.

Fusão


Ontem a Anac aprovou a fusão entre a brasileira TAM com a chilena LAN. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deu sinal verde para a operação envolvendo as duas companhias aéreas, mas não forneceu detalhes sobre a decisão porque esta ainda precisa ser publicada no "Diário Oficial da União", o que deverá acontecer apenas amanhã. Numa segunda fase, o processo precisará passar pelo crivo do sistema brasileiro de defesa da concorrência, que culmina na apreciação do tema pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).


No Chile, a operação é mais complicada. Em janeiro, o órgão antitruste do país suspendeu o processo de fusão das companhias, pois quer ter acesso à investigação solicitada por um grupo de defesa do consumidor. Mas isso não impede que autoridades brasileiras analisem o caso. Na prática, no entanto, a fusão somente sairá do papel quando todas as etapas forem concluídas, tanto no Brasil quanto no Chile. A expectativa das empresas é que isso ocorra ainda este ano.


A negociação entre a TAM e a Lan foi anunciada em agosto do ano passado. Além de unir suas operações, as empresas criaram uma holding chamada Latam. Mesmo assim, a TAM e a Lan vão continuar existindo, com sedes em São Paulo e em Santiago. A união das duas companhias aéreas deverá resultar em uma receita de aproximadamente US$ 10 bilhões anuais.


As duas empresas atuam em mais de cem rotas em 23 países. O grupo vai operar uma frota de 220 aeronaves e terá cerca de 40 mil funcionários. Em 2009, as companhias somaram mais de US$ 8,5 bilhões de receita, 45 milhões de passageiros transportados e 832 mil toneladas de cargas. Procurada ontem, a TAM não comentou a avaliação.

Facilidade

ipad

Pilotos de avião dos EUA trocam mapas de papel pelo iPad. A FAA, agência reguladora da aviação nos Estados Unidos, permitiu que pilotos de uma empresa de aviação usem o iPad para substituir os mapas de papel. De acordo com a revista Wired, a autorização só veio depois de três meses de testes rigorosos.

Pilotos americanos podem usar o iPAD

A Executive Jet Management, uma empresa de aluguel de jatos executivos, foi a primeira a receber autorização da agência. Essa decisão abre caminho para que outras companhias, incluindo as de aviação comercial, façam o mesmo.


Substituir os tradicionais mapas de papel por um produto eletrônico trouxe desconfiança. Mas a mudança deve economizar quase 13kg em manuais e mapas de papel, de acordo com a porta-voz da Alaska Airlines, empresa que também pede autorização para usar o iPad.


O aplicativo Mobile TC, desenvolvido pela Jeppensen, não falhou nem travou em mais de 250 voos de teste. Em entrevista à Fox, o gerente da Navigation Solutions, Jeff Buhl, disse que haverá sempre um iPad extra para o caso de ocorrer alguma falha.


Tim Huegel, diretor da Jeppensen, disse à Wired que, por enquanto, o programa apenas mostra uma versão digital dos manuais de papel produzidos há anos pela empresa. Mas, no futuro, o aplicativo poderá usar outros recursos do tablet da Apple, como o GPS (sistema de localização por satélite).

Comentários