O Sertanejo Universitário provém da música sertaneja, sendo seu terceiro movimento. Canções simples predominam nesse estilo, e por conta dos cantores jovens é considerado "universitário".
De origem pantaneira oriunda do estado do Mato Grosso do Sul, tendo como seus precursores a dupla João Bosco e Vinícius, que em 1994 iniciaram sua carreira tocando em bares para universitários na capital Campo Grande. Mas foi na região de Londrina no Paraná que o estilo tomou corpo em razão da economia ser praticamente voltada a agro-industria combinando com o grande número de universidades que circundam a região. Um prato cheio para o Sertanejo Universitário que de lá exportou duplas de sucesso para todo o Brasil como Fernando e Sococaba, Jean e Julho, Luan Santana, Henrique e Diego. Vale dizer que alguns desses artistas embora seja de outra cidade, no entanto foi em Londrina que o sucesso emplacou, sabem porque? Por que hoje Londrina é considerado o termômetro da musica sertaneja universitária. Ou seja, deu certo em Londrina, deu certo no Brasil
João Bosco e Vinícius
Por surgir após o segundo movimento sertanejo (o Sertanejo Romântico), esse estilo já não conta com letras tão regionais e situações vividas por caipiras (como o Sertanejo Raiz). Geralmente as músicas tratam de assuntos do Sertanejo Romântico da forma como os jovens vêem (assuntos como sair com várias mulheres e traição).
A dupla de Londrina-PR Fernando e Sorocaba
Aqui alguns dos maiores nomes da Musica Sertaneja Universitária do País:
Veja alguns vídeos do Estilo Universitário:
Comentários
Postar um comentário