Planos originais para o A380 incluíam até sala de estar

É difícil rivalizar com o Airbus A380. A maior aeronave comercial em operação não se cansa em acumular superlativos: fuselagem mais larga, maior abertura alar, maior altura, maior tonelagem e, claro, maior espaço.
Visão frontal das salas de estar projetadas para a "super first class" do A380. Foto: Divulgação.
Visão frontal das salas de estar projetadas para a “super first class'' do A380. Foto: Divulgação.
Aproveitando a área disponível, as empresas aéreas inovaram –Emirates, Qatar Airways, Etihad e Korean Airlines instalaram bares e espaços de socialização para passageiros viajando em executiva ou primeira classe.
A Singapore Airlines, primeira a operar o gigante aéreo, iniciou a onda das “suítes do ar'', com assentos de primeira classe que se tornam cama e possuem portas-divisórias que dão total privacidade aos passageiros.
A Emirates lançou suas próprias suítes em 2008 –menos de um ano após os aviões da Singapore decolarem. Com um detalhe extra: dois banheiros com duchas e chão aquecido para uso dos passageiros de primeira classe.
No começo de 2014, a Etihad novamente aqueceu a guerra do ultraluxo nos A380 anunciando que a partir de dezembro, seus aviões contarão com novas classes premium. No lugar da executiva, a empresa traz o “Business Studio'', com poltronas-cama, mesas, nichos fixos e divisórias de alta privacidade. A primeira classe dá lugar aos “First Apartments'', suítes com um assento-sofá e um apoio que se torna uma cama. O ápice do luxo fica por conta da “The Residence'', uma classe ultra premium, com dois ambientes e banheiro privativo, além de serviço de chef, concierge e mordomo a bordo para até dois passageiros viajando juntos.
Apesar de toda a grandeza disponível nos ares, pouca coisa se compara a alguns dos projetos iniciais preparados para o A380 e que não saíram das pranchetas.
Quase ninguém acreditava nos protótipos que incluíam academias, lojas ou bibliotecas a bordo, mas alguns dos conceitos preparados originalmente pela PriestmanGoode, uma renomada empresa de design de Londres, para a Airbus começam aos poucos a aparecer nos superjatos.
Chamada de “classe executiva do futuro'', os designs mostram um ambiente claro e aberto, com assentos-cama ultralargos dispostos no padrão 1-2-1, parcialmente encapsulados, com iluminação especial e acesso ao corredor para todos os passageiros.
A classe executiva do futuro, projetada pela PriestmanGoode, contava com iluminação especial, ambiente claro e poltrona ergonômica ultralarga com acesso direto ao corredor. Foto: Divulgação.
Classe executiva do futuro, com iluminação especial e poltrona ergonômica ultralarga. Foto: Divulgação.
Já a primeira classe, apelidada de “super first class'', apresentava um design futurista, com grandes portas deslizantes e vidros escurecidos, formando suítes individuais ainda mais espaçosas que as atuais.
Portas deslizantes futuristas garantiriam a privacidade dos passageiros de primeira classe em projeto para o A380. Foto: Divulgação.
Portas deslizantes futuristas, em projeto para o A380. Foto: Divulgação.
Super first class em projeto arquivado para o A380. Foto: Divulgação.
Super first class projetada para o A380. Foto: Divulgação.
Cada suíte contava com uma poltrona chaise-langue e um sofá-cama, além de mesa e criado-mudo com gaveteiro.
Poltrona ou cama? No projeto original, passageiros da primeira classe tinham ambas à disposição. Foto: Divulgação.
Poltrona ou cama? No projeto original, passageiros da primeira classe tinham ambas à disposição. Foto: Divulgação.
Suíte gigante, com cama-sofá, mesa e gaveteiro, no design da PriestmanGoode. Foto: Divulgação.
Suíte gigante, com sofá-cama, mesa e gaveteiro, no design da PriestmanGoode. Foto: Divulgação.
O projeto possuía ainda um bar e sala de leitura, além de um banheiro king-size com ducha e penteadeira, na dianteira superior da aeronave.
Sala de leitura e banheiro king-size na parte frontal do design para o A380. Foto: Divulgação.
Sala de leitura e banheiro king-size na parte frontal do design para o A380. Foto: Divulgação.
O toque máximo de elegância, no entanto, ficava por conta da sala de estar, com sofás, revisteiros e mesas de centro e de chá, interligando as supersuítes posicionadas nas janelas do avião.
Salas de estar da "super first class" com mesas de chá e revisteiro. Foto: Divulgação.

Fonte: Uol

Comentários