Qual o combustível utilizado nas aeronaves? Como é calculado o consumo?



Bom, na aviação existem dois tipos de combustíveis: A AV-Gas (Gasolina de aviação) e o JET A-1 (Querosene de aviação, ou Jet fuel – combustível de jato em inglês). A diferença de uso de um para o outro é que a AV-Gas é vendido em pequenos volumes e usado em aeronaves pequenas que não comportam grande quantidade de combustível, geralmente em aviões com motor a pistão parecido com o funcionamento do motor utilizado no nosso carro. Pode aparecer nas cores: vermelho, verde ou a mais conhecida, particularmente a única que vi no Brasil até hoje, a cor azul. Estas cores nada mais são que corantes adicionados ao produto para diferenciar das demais gasolinas. Algumas características que a AV-Gas deve obrigatoriamente possuir é ter boa combustão e elevada octanagem capaz de resistir a altas temperaturas sem explodir. Contém chumbo tetratila e seu uso é proibido em automóveis.


Já o Jet-A1, o nosso querosene para aviação, é um combustível utilizado em grandes volumes consumido principalmente por nossas companhias aéreas nos motores a turbina, seja jato-puro, turboélices ou turbofans. Tem como requisitos: permanecer líquido e homogêneo até a zona de combustão das aeronaves, ter poder calorífico o mais elevado possível, apresentar resistência química e física às variações de temperatura e pressão e ter boas características lubrificantes.



Vale ressaltar que para maior segurança dos usuários da aviação, além dos exaustivos treinamentos que o pessoal do abastecimento recebe, o bocal de abastecimento da AV-Gas é bem diferente do utilizado pelo Jet-A1 sendo que um não encaixa no outro.

Quanto ao consumo das aeronaves


Obviamente não dá pra se calcular o consumo de um avião da mesma maneira que se calcula de um carro, pois as variáveis envolvidas são gigantescas. Entre as variáveis estão pressão atmosférica, temperatura, velocidade e direção do vento, peso bruto, altitude, densidade do ar, entre outras coisas.


Aeronaves de pequeno porte que utilizam da Av-Gas, geralmente são calculadas através do uso de tabelas que confrontam os valores dos dados citados acima com a potencia aplicada. As mais econômicas consomem 25 litros/hora e daí de acordo com o tamanho do motor e sua potencia.


Na aviação comercial de linha aérea, a história é outra. A quantidade de combustível é medida em quilos (kg) e não em litros como se pensa. Uma aeronave de grande porte, num voo entre São Paulo e Paris, é abastecida com 75 toneladas de combustível (75.000 kg). Bastante, não é? Um Boeing 737 utilizado pela companhia aérea GOL consome na primeira hora do voo 3.400 Kg e já em regime de cruzeiro, em voos mais longos, a partir da segunda hora de voo este consumo cai para 2.000 kg.


Vale ressaltar que o combustível é altamente controlado. Antes de o mecânico abastecer a aeronave, ele recebe da companhia abastecedora um laudo contendo a qualidade daquele combustível que será utilizado (Densidade, livre de água e impurezas). Um teste é feito, minutos antes do abastecimento, para saber de há algum vestígio de água.


Fonte: Diário de Araxá

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